domingo, 23 de junho de 2013

Sobre Urano.

 


Em 1781 o famoso astrônomo britânico William Herschel descobriu o planeta Jorge. Jorge?! Que planeta é esse? É que Herschel havia dedicado sua descoberta ao então soberano da Inglaterra, o rei Jorge III. É claro que, por motivos políticos, muitos países protestaram contra essa decisão. Mesmo assim, durante muito tempo chamou-se o novo astro de Georgium Sidus ou, simplesmente, a "Estrela de Jorge".

Quase setenta anos mais tarde, por volta de 1850, a comunidade científica finalmente aceitou o óbvio: o sétimo planeta – depois de
Júpiter e de Saturno – seria chamado Urano. Assim, o Sistema Solar refletiria a ordem cronológica sugerida pela mitologia greco-romana. Pois Urano, a personificação dos céus, é pai de Saturno e avô de Júpiter.
A atmosfera de Urano é composta por 83% de hidrogénio, 15% de hélio, 2% de metano e pequenas porções de acetileno e outros hidrocarbonetos. O metano na alta atmosfera absorve a luz vermelha, dando a Urano a sua cor azul-esverdeada. A atmosfera está organizada em nuvens que se mantêm em altitudes constantes, semelhantes à orientação das faixas latitudinais vistas em Júpiter e Saturno. Os ventos a meia-latitude em Urano sopram na direcção da rotação do planeta. Estes ventos sopram a velocidades de 40 a 160 metros por segundo (90 a 360 milhas por hora). Experiência com sinais de rádio registaram ventos de cerca de 100 metros por segundo soprando na direcção oposta no equador.
Urano distingue-se pelo facto de estar inclinado para um lado. Pensa-se que a sua posição invulgar é resultado da colisão com um corpo do tamanho de um planeta no início da história do sistema solar. A Voyager 2 descobriu que uma das influências mais notáveis desta posição inclinada é o seu efeito na cauda do campo magnético, que por sua vez está inclinado 60 graus em relação ao eixo de rotação. A cauda magnética mostrou-se torcida pela rotação do planeta numa forma espiralada atrás do planeta. A origem do campo magnético é desconhecida; O oceano de água e amónia electricamente condutivo e super-pressurizado que se pensava estar entre o núcleo e a atmosfera, vê-se agora que não existe. Crê-se que os campos magnéticos da Terra e de outros planetas provêm de correntes eléctricas produzidas pelos seus núcleos fundidos.
Os Anéis de Urano
Em 1977, foram descobertos os primeiros nove anéis de Urano. Durante os encontros da Voyager, estes anéis foram fotografados e medidos, tal como outros dois anéis. Os anéis de Urano são muito diferentes dos de Júpiter e Saturno. O anel épsilon exterior é composto principalmente por blocos de gelo com vários pés de diâmetro. Uma distribuição muito ténue de poeira fina também parece estar dispersa pelo sistema de anéis.
Pode existir um grande número de anéis estreitos, ou possivelmente anéis incompletos ou arcos de anéis, tão pequenos quanto 50 metros (160 pés) de largura. Descobriu-se que as partículas individuais dos anéis são de baixa reflectividade. Descobriu-se que pelo menos um anel, o épsilon, tem a cor cinzenta. As luas Cordelia e Ofélia agem como satélites pastores para o anel épsilon.
Estatísticas de Urano 

 Descoberto por William Herschel  
 Data da descoberta 1781  

 Massa (kg) 8.686e+25  
 Massa (Terra = 1) 1.4535e+01  
 Raio equatorial (km) 25,559  
 Raio equatorial (Terra = 1) 4.0074  
 Densidade média (gm/cm^3) 1.29  

 Distância média ao Sol (km) 2,870,990,000  
 Distância média ao Sol (Terra = 1) 19.1914  
 Período de rotação (horas) -17.9  
 Período orbital (anos) 84.01  
 Velocidade orbital média (km/seg) 6.81  

 Excentricidade orbital 0.0461  
 Inclinação do eixo (graus) 97.86  
 Inclinação orbital (graus) 0.774  

 Gravidade à superfície no equador (m/seg^2) 7.77  
 Velocidade de escape no equador (km/seg) 21.30  

 Albedo geométrico visual 0.51  
 Magnitude (Vo) 5.52  
 Temperatura média das nuvens -193°C  
 Pressão atmosférica (bars) 1.2  
 Composição atmosférica
Hidrogénio
Hélio
Metano 
83%
15%
2%  



                     Imagens de Urano















                                                       Sounds in Uranus
                                        

                                                Escuta  os sons de Urano

                                         
                                      Vejam estes seres uranianos de um livro de ficção científica 




                                                                        
                                                                                                                                          
                                                    

                                   Para saber sobre eles é só entrar no link conheçam uma raça de ET.

Nenhum comentário: